• Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Manual do Folião

E-mail Imprimir PDF

 

        Bem-vindo a São Luiz do Paraitinga! Estamos muito felizes que você, folião visitante, tenha escolhido nossa cidade para se divertir. Sua opção já indica que você é interessado em cultura e deseja participar de uma festa diferenciada. É verdade: São Luís do Paraitinga possui um dos mais inventivos, divertidos e coloridos carnavais do Brasil, e nós temos muito orgulho dele.

        O Carnaval luizense é esse sucesso porque descobrimos o ovo de Colombo: o espírito de carnaval existe dentro de cada brasileiro, e para despertá-lo basta apenas... brincar. Brincar com sua cultura, reverenciando suas tradições, suas histórias lendas, costumes... Foi assim que um grupo de amigos em 1981 resolveu brincar e montar um bloco pelas ruas da cidade, inventando a música, a fantasia... De lá pra cá muita coisa mudou, cresceu, se transformou. Sempre pudemos receber os turistas e visitantes de coração aberto. Dada a quantidade de pessoas, porém, fica cada vez mais difícil explicar de que maneira a festa realmente acontece, e é por isso que escrevemos este Manual: siga os 10 Mandamentos do Folião e... brinque até se acabar!

I- o Primeiro Mandamento é o básico: a música oficial do carnaval luizense é a marchinha. Nós cantamos apenas as marchinhas carnavalescas locais.Foi assim que nosso carnaval cresceu, como uma manifestação espontânea e criativa. Por esse motivo não admitimos som mecânico nas janelas das casas alugadas e nos carros.

II- o Segundo Mandamento é mais um reforço para o Primeiro: aprenda a cantar as marchinhas de São Luiz. É só abrir os ouvidos e o coração. Depois você vai se lembrar delas com muitas saudades e vai querer voltar para cá o ano que vem!

III- o Terceiro Mandamento: copos e garrafas de vidro, bem como sprays de espuma, estão proibidos. Não se esqueça: estamos nos baseando em carnavais anteriores para ditarmos as regras, e já descobrimos que o inofensivo spray provoca brigas bobas e desnecessárias.

IV- o Quarto Mandamento é simples: Não confunda brincar com brigar. Saiba que os Boletins de Ocorrências os temíveis BOs de delegacia, tiveram uma queda de 90% de dois anos pra cá. Um excelente resultado que com certeza teve a colaboração dos visitantes, também. Obrigado.

V- o Quinto Mandamento se refere às ruas: Colabore com a limpeza pública. Haverá várias lixeiras espalhadas pela cidade. A casa é sua, trate-a com carinho.

VI- o Sexto Mandamento também tem a ver com HIGIENE: nada de churrasquinhos em frente de casa.

VII- o Sétimo Mandamento é sério: utilize os banheiros públicos. Além deles, há outros distribuídos pela cidade. O casario histórico e nós, moradores, agradecemos.

VIII- o Oitavo Mandamento vale pra quem alugou casa: Cuide do destino de seu lixo. Haverá coleta em horários fixos todos os dias.

IX- o Nono Mandamento se refere aos cuidados com seu carro: Não estacione em lugar proibido. Procure se informar!

X- o Décimo Mandamento é gostoso de cumprir: FANTASIE-SE! Cada Bloco tem sua peculiaridade; aqui vão algumas dicas: O Juca Teles pede cores, flores, fitas, chitão. O da Maricota, latas. Pergunte a nós, luisenses: a gente gosta de falar sobre as fantasias dos blocos.

Pois bem, caro folião, aqui chegamos, mas nós ainda vamos colocar um décimo primeiro mandamento de sua inteira responsabilidade: DIVIRTA-SE!!! Bom Carnaval ! VOLTE SEMPRE!!!

 

You are here: